quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TORCIDA - A ORIGEM DA EXPRESSÃO

Luiz Pineda Mendes, conhecido como Luiz Mendes (Palmeira das Missões, RS, 09/06/1924) é comentarista esportivo e trabalha na Rádio Globo desde 1950, mais recentemente como comentarista da Rádio Globo AM. Em 1995, integrou a equipe de esportes da Super Rádio Tupi, retornando à Rádio Globo em 1999. É conhecido como O comentarista da palavra fácil.
"A trajetória de Luiz Mendes se confunde com a própria história do rádio e da televisão no Brasil, e ainda traz o testemunho vivo das 16 Copas do Mundo que acompanhou, a maioria delas como locutor ou comentarista".

Conta o jornalista Luiz Mendes, em um artigo publicado anteriormente no site da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que a expressão "torcedor", em referência à pessoa que admira ou tem preferência por uma equipe, clube ou atleta praticante de algum esporte, originou-se de um relato de Coelho Neto, poeta, cronista e torcedor apaixonado do Fluminense:
"No começo do futebol, ir ao estádio era um ato de elegância, principalmente, no Fluminense. Por isso o Fluminense até hoje tem essa fama de clube aristocrático. As mulheres se enfeitavam como se fossem ao Grande Prêmio Brasil, colocavam vestidos de alta costura, chapéus, luvas. Mesmo que a temperatura na cidade estivesse por volta dos 40º graus, elas iam de luvas. Como o calor era muito grande, elas tiravam as luvas e ficavam com as luvas nas mãos, e como ficavam nervosas com o jogo, elas as torciam ansiosamente. Os homens usavam a palheta, um chapéu de palha muito comum na época, muito elegante e também ficavam com o chapéu na mão (...). O Coelho Neto (...) era pai de dois jogadores do Fluminense: do Preguinho, que foi o primeiro homem a fazer um gol pela seleção brasileira em uma Copa do Mundo; e do Mano, que morreu em conseqüência de um jogo de futebol, levou uma bolada e acabou morrendo. Pois o Coelho Neto escreveu uma crônica em que ele usava a expressão 'as torcedoras', referindo-se às mulheres, e dali a expressão pegou e [então] nasceu 'a torcida'. Havia quem dissesse que torcida vinha do fato de as pessoas torcerem os fatos, de o torcedor torcer os fatos a favor de seu clube, mas não foi daí que o termo veio, não. Apesar de que quem torce, realmente torce as coisas e até distorce. Mas, na verdade, não foi por isso, foi mesmo pelo gesto das moças, principalmente, das que torciam as luvas entre as mãos".
Luiz Mendes

Colaboração Ademir Kusma

3 comentários:

Mario Antonio disse...

O TERMO TORCIDA TEM SUA ORIGEM NA ITÁLIA NA ÉPOCA DO IMPÉRIO ROMANO, QUANDO OS GLADIADORES ERAM A DIVERSÃO DAS GRANDES MASSAS, ONDE O IMPERADOR DAVA O VEREDITO DAS LUTAS ESTENDENDO O BRAÇO COM O POLEGAR NA HORIZONTAL, QUANDO ENTÃO INCLINAVA O POLEGAR PARA CIMA POLPANDO O GLADIADOR DERROTADO, OU VIRAVA O POLEGAR PARA BAIXO DECRETANDO A MORTE DO GLADIADOR DERROTADO, MOMENTO EM QUE OS ESPECTADORES VIBRAVAM NAS ARQUIBANCADAS.
A TORCIDA DA MÃO DO IMPERADOR ORIGINOU O TERMO TORCIDA.

Juliano disse...

Esse gesto do imperador, como se acredita hoje, foi invenção do cinema e não tem relação com os fãs de qualquer esporte, nem mesmo na Itália, onde são chamados de tifosi.
No Brasil, os fãs de qualquer esporte são chamados de torcedores justamente pelo informado no texto, esse termo é utilizado somente no Brasil, em Portugal se usa adeptos.
Portanto, teu recalque é admitir que o Fluminense Football Club, clube que tanto odeia, é a HISTÓRIA do desporto nacional e isso NINGUÉM pode mudar.

Foi onde o futebol se popularizou, palavras foram inventadas, a seleção brasileira surgiu, primeiro estádio, primeiro título do Brasil, diversos outros esportes começaram no FFC, etc.

dellas Olivas disse...

O "Imperador" Juliano disse tudo. De fato Fluminense deu enorme contribuição ao futebol, principalmente a origem da palavra TORCEDOR, ser de fato carioca. Mas, embora sendo Flamenguista eu reconheço e respeito a enorme cntribuição que o Flu deu ao espetáculo futebol, embora eu ache que o time que mais contribuiu com acervos arquitetônicos condignos com a pujança da beleza da cidade tenha sido o Vasco da Gama.

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...