terça-feira, 27 de julho de 2010

NOSTRADAMUS E O FESTIVAL MPB

Em 1980 a TV Globo realizou o 1º Festival Da Nova Música Popular Brasileira que teve a direção de Augusto César Vanucci.
As semi-finais ocorreram no Teatro Fênix e a finalíssima no Riocentro (RJ).

No final "salvaram-se" as seguintes:
  • 1º lugar: "AGONIA", de Mongol, com Oswaldo Montenegro;
  • 2º lugar: "FOI DEUS QUEM FEZ VOCÊ", de Luiz Ramalho, com Amelinha;
  • 3º lugar: "A MASSA", de Raimundo Sodré e Antônio Jorge Portugal, com Raimundo Sodré.

Outras músicas também receberam prêmios, conforme descrito a seguir:
  • Melhor Arranjo: Quinteto Violado, com "RIO CAPIBARIBE";
  • Melhor Intérprete: Jessé, com a música [favorita da minha amiga Simone Nunes] "PORTO SOLIDÃO".
Destaques:
  • Sandra [de] Sá, com "DEMÔNIO COLORIDO";
  • Joyce, com "CLAREANA";
  • Grupo Exporta Samba, com "REUNIÃO DE BACANA";
  • Baby Consuelo [do Brasil], com "O MAL É O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM";
  • [E]Duardo Dusek, com "NOSTRADAMUS".

Para mim a maior de todas foi "NOSTRADAMUS", com Eduardo [que na época se intitulava "Duardo"] Dusek, vestido de anjo. A edição de vídeo a seguir, com narração de Cissa Guimarães, nos envia [pelo túnel do tempo] para 30 anos atrás.

Naquela manhã
Eu acordei tarde, de bode
Com tudo que sei
Acendi uma vela
Abri a janela
E pasmei

Alguns edifícios explodiam
Pessoas corriam
Eu disse bom dia
E ignorei

Telefonei
Pr'um toque tenha qualquer
E não tinha
Ninguém respondeu
Eu disse: "Deus, Nostradamus
Forças do bem e da maldade
Vudoo, calamidade, juízo final
Então és tu?"

De repente na minha frente
A esquadria de alumínio caiu
Junto com vidro fumê
O que fazer? Tudo ruiu
Começou tudo a carcomer
Gritei, ninguém ouviu
E olha que eu ainda fiz psiu!

O dia ficou noite
O sol foi pro além
Eu preciso de alguém
Vou até a cozinha
Encontro Carlota, a cozinheira, morta
Diante do meu pé, Zé
Eu falei, eu gritei, eu implorei:
'Levanta e serve um café
Que o mundo acabou!'


Nostradamus
Eduardo Dusek
Composição: Eduardo Dusek

Fontes: http://letras.terra.com.br; www.milvinil.com; YouTube; MofoTV; Rede Globo.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...