terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A ORIGEM DOS NOMES DAS NOTAS MUSICAIS

"Para que possam os teus servos exaltar, a largos pulmões, a maravilha dos teus milagres, retira-lhes dos lábios a impureza, ó São João".

Esta é uma tradução do hino composto em louvor a São João Batista, santo escolhido como padroeiro do coral regido pelo Teólogo e Musicólogo Guido D'Arezzo (955-1050), lá no século XI.
Cada verso do hino [transcrito na ilustração abaixo] iniciava um tom acima do verso anterior, e suas primeiras sílabas serviram para que D'Arezzo identificasse, mnemonicamente, cada som em uma escala musical, tal como a conheceríamos hoje, não fosse por um detalhe que explico a seguir.



No século XVII, João Batista Doni, um influente maestro italiano, aproveitou-se da dificuldade que as pessoas encontravam para cantar a sílaba "UT", e substituiu a primeira nota musical, que seria "UT", por "DO" [inicial do seu sobrenome]. Assim, a escala "DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI-DÓ" passou a ser referência para qualquer composição musical no mundo inteiro.

Experimente cantar o hino no banheiro [em latim, e com voz de tenor, barítono ou soprano], obedecendo a escala musical proposta, para ver o efeito que dá.

Nenhum comentário:

BATISTELLA FUTEBOL CLUBE?

2021, 25 de dezembro. Observem e analisem a imagem mostrada em anexo e tentem adivinhar, sem consultar o Google, em que cidade se localiza ...